ViaMobilidade e Comporte Disputam Leilão de Três Linhas da CPTM

A disputa pelo lote Alto Tietê, que engloba as linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), promete ser acirrada nesta sexta-feira (28). As empresas CCR (ViaMobilidade) e Comporte entregaram suas propostas na sede da B3, em São Paulo, na última terça-feira (25).

3/26/2025

Investimentos e Condições da Concessão

O contrato de concessão terá duração de 25 anos e exigirá um investimento de R$ 14 bilhões por parte do vencedor. O critério de seleção será o maior desconto oferecido nas contribuições do Estado, cujo teto é de R$ 1,49 bilhão ao ano. O governo também destinará R$ 10 bilhões para viabilizar as obras previstas.

A CCR é apontada como favorita na disputa, enquanto a Comporte pode estar mais focada nos futuros leilões das Linhas 10 e 14.

Melhorias Previstas para o Sistema Ferroviário

Segundo o governo estadual, a concessão resultará em avanços operacionais, estruturais e tecnológicos. Entre as melhorias previstas, destacam-se:

  • Construção de oito novas estações e reforma de outras 24;

  • Eliminação de passagens em nível, substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas;

  • Redução no intervalo entre trens, aumentando a eficiência da operação;

  • Previsão de atender 1,3 milhão de passageiros por dia útil até 2040.

Histórico das Concessões da CPTM

Atualmente, as Linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda são operadas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022. No entanto, essas linhas enfrentaram várias falhas, levando o Ministério Público de São Paulo a recomendar a rescisão do contrato. Em agosto de 2023, a concessionária assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a implementar melhorias.

Com um histórico recente desafiador, a expectativa é que a nova concessão traga melhorias significativas para a mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo.

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